JOÃO CEPA VENCE EM TODAS AS FREGUESIAS


Com mais 2208 votos do que em 2005, o PSD reforçou a sua posição no concelho, que se traduziu na eleição do quinto vereador pedido por João Cepa no arranque da campanha. O PSD, consegue assim, um resultado histórico ao ganhar folgadamente em todas as freguesias do Concelho de Esposende para a Câmara Municipal e para a Assembleia Municipal. Os Sociais Democratas elegeram 5 vereadores, contra 1 do PS e 1 do CDS-PP.

O presente gráfico representa os resultados obtidos pelos principais partidos entre 1989 e 2009, nas eleições autárquicas para a Câmara Municipal.
.
Para a Assembleia Municipal o PSD também reforçou a sua posição, elegendo mais um deputado municipal. No que respeita a assembleias de freguesia, o partido conquistou Marinhas, a maior Freguesia do concelho, uma das grandes vitórias da noite, e conseguiu uma votação expressiva em Esposende, apesar de ter perdido a Junta de Freguesia de Fão.

No somatório global, o PSD conquistou 58,92% dos votos. O grande perdedor da noite foi mesmo o PS que ficou sem um vereador e perdeu dois deputados municipais para o PSD, ficando agora com 4 deputados contra os 13 deputados dos Sociais Democratas. Apesar de conquistar a freguesia de Fão, o Partido Socialista perdeu Marinhas e apenas cativou 19,94% dos votos, o que significa uma descida de 7,84 pontos percentuais em relação às eleições anteriores.
.
Como terceira força política do concelho aparece o CDS-PP, que apesar de ter perdido votos, consegui manter um vereador na autarquia e consegui manter os 3 deputados municipais.

Quanto à CDU perdeu votos, mas manteve o seu deputado municipal, enquanto o Bloco de Esquerda conseguiu apenas 1,66% dos votos no concelho e o PPM 0.16%.

Dos 32055 inscritos, votaram para a Câmara Municipal 21070, tendo o PSD arrebatado 12201, o PS 4091, o CDS-PP 2649, a CDU 681, o BE 344 e o PPM 54.

Na noite de todas as emoções, Aurélio Neiva consegui arrebatar os maiores elogios, depois de ter conquistado ao PS a Junta de Freguesia de Marinhas. Aurélio Neiva venceu com 46,34%, conquistando 7 dos 13 lugares da Assembleia de Freguesia. O PS, fica representado por 5, obtendo 35,4% das intenções de voto e o CDS-PP fica com 1 elemento na Assembleia de Marinhas.

Por outro lado, José Magalhães conquistou o melhor resultado de sempre do PSD para a Junta de Freguesia de Esposende. Perdendo apenas por 45 votos para o PS e que mereceu os maiores elogios de João Cepa na noite eleitoral.

Foi uma noite de festa para os Sociais Democratas do concelho de Esposende, contrastando com a desilusão dos restantes partidos da oposição.

2009-11-12