Um estado que não é capaz de gerir o seu património não merece o respeito do seu povo.A Estação Rádio Naval de Apúlia foi, nos anos cinquenta do século passado, instalada no concelho de Esposende, tomando em favor do Estado cerca de 14 hectares de terreno, supostamente a Bem da Nação.
Depois de funcionar cerca de cinquenta anos, como estação rádio naval, foi deixada ao abandono a partir de 2001, apresentando hoje um estado lastimável, em nada condizente com os anseios e brio da linda freguesia de Apúlia.
Trata-se de um conjunto muito interessante de edifícios, com algum valor patrimonial para o concelho de Esposende, principalmente para a população de Apúlia, mas que se encontram votados ao completo abandono por parte do Estado.
O conjunto de edifícios encontram-se já completamente vandalizados e cobertos por uma densa vegetação, onde os silvados sobem aos telhados; dando uma imagem de ruína e desleixo da Marinha Portuguesa, indiciando o mau exemplo de como o Estado Português defende o seu património.
Foto: Manuel Moreira
2009-10-29