LIDERANÇA!

Nunca vi nem tenciono ver um único filme de Harry Potter. Da mesma maneira que não tenciono ler livro algum da Sra. Rowling. Todavia não posso deixar de reparar na propaganda do novo filme que aparece frequentemente na televisão. Parece que a "má da fita" é uma senhora reitora qualquer.

Pois bem. Manuela Ferreira Leite é a reitora com que algumas almas pueris do PSD sonham. Manuela é o totem do PSD, o oráculo a que se recorre quando os anões começam a esbracejar. Talvez pela dureza do rosto, pela inflexibilidade na acção e pela poupança na palavra, Manuela é o permanente alter ego da liderança de um partido que aprecia chefes e não presidentes.

Quando exerceu um cargo nitidamente político - presidente do grupo parlamentar com Marcelo, salvo erro - Manuela não deixou marca, boa ou má memória. Os outros postos - chefe de gabinete de Cavaco ministro, secretária de Estado, ministra (da Educação e das Finanças) -, sendo políticos, eram essencialmente pura intendência. Aliás, Manuela exerceu-os com a perícia de uma auditora e a proficiência de uma contabilista.

Nem mais, nem menos do que isso. Ou seja, nada a distingue particularmente para a chefia de um partido a não ser, neste momento, poder concorrer com o autoritarismo dirigido do senhor presidente em exercício. Manuela não representa política alguma. É, antes, uma campeã do "apolítico" na política, como Cavaco, seu mentor. A diferença é que Cavaco tem um lado político profissional que o catapultou ao lugar que ocupa e que Manuela, por mais que se esprema ou a espremam, não tem. Falta-lhe, numa palavra, o talento para a coisa. Mesmo assim, ela vai andar por aí nas próximas semanas, na boca de outros ou motu proprio.

Para a telenovela ser completa, só falta Santana Lopes. Mas, a seu tempo, ele aparecerá. Não resiste.