CHEGA PRA LA!

Em teoria o espaço político do PSD é o centro direita, bem como algumas franjas do centro esquerda mais pragmático.
Contudo, no momento actual o PSD por uma falta de rumo e liderança, tem vindo a hipotecar o centro esquerda mais pragmático, bem como o centro político. Tudo isto porque temos um governo socialista que governa ao centro, o qual retira espaço de manobra ao PSD.
Com o retorno de Paulo Portas à política activa ,o PSD vai ter de enfrentar uma nova batalha. De facto o CDS/PP de Paulo Portas vai direccionar a sua estratégia na atracção do eleitorado de centro direita, embora sustentada pela retórica demagógica e numa plataforma por si só esgotada.
Temos então um PSD ensanduichado, pela direita e pela esquerda. Com este cenário mais do que real, a probabilidade de nova maioria absoluta do PS de Sócrates adensa-se cada vez mais como uma realidade expectável.
O que pode fazer o PSD? Bem a solução só pode ser uma – mudar urgentemente de comportamento e quiça de lider. Não pode continuar a ser uma oposição frouxa, sem energia. Tem de agitar as águas. Tem de ter combatividade política, tem de impor uma agenda política, deixando o seguidismo da agenda mediática do PS. Tem de criticar de viva voz, mas também tem de apresentar propostas alternativas consistentes.
Se nada for feito, se tudo continuar como até aqui, o PSD arrisca-se a uma nova derrota eleitoral. Mas pior do isto, continuaremos iludidos pelo nevoeiro de propaganda do PS, adiando ainda mais o futuro do país.