AUTÁRQUICAS 2009 - PROPAGANDA JÁ COMEÇOU

Em Esposende a afixação de propaganda política para as autárquicas 2009 já começou.

Depois da candidata do CDS-PP surgir com o slogan “renovar Esposende”, aparentemente com um sorriso simpático, mesmo que pareça que alguém lhe está a fazer cócegas nos pés por trás do fundo azul-bebé, surge agora o candidato do PS, com ar mais austero, intitulando-se “um homem de confiança”, pejando outdoors em tudo que é cruzamento e rotunda.

Com tanto outdoor espalhado desde as eleições europeias e, faltando ainda para as autárquicas a CDU e o PSD apresentarem as suas imagens e os seus slogans, temo não existirem rotundas e cruzamento que cheguem para tanta propaganda, a menos que estes partidos optem pela contenção de despesas.

Pessoalmente penso que não é por se colocar mais ou menos outdoors que os candidatos têm mais ou menos votos! O que já me parece inteiramente reprovável, até porque é ilegal, é que antes do período da campanha eleitoral se coloque nos outdoors “Vote X” e também não fica bem colocar o endereço de um site que ainda não existe!

Outra coisa que me aborrece e acho inadmissível é a colocação das habituais bandeirolas penduradas nos potes de iluminação da avenida marginal, que habitualmente a CDU faz uso e abuso em colocar e depois nunca mais são retiradas, ficando com uma imagem lastimável e com os arames a danificar os postes, muitas vezes constituindo um perigo para as pessoas que circulam nos passeios.

Portugal é de facto um país sem regras e sem controlo, até na propaganda política isso é bem evidente, nomeadamente na forma como se apropriam e destroem os espaços públicos, passando a ideia de verdadeira anarquia na forma como a propaganda é colocada, danificando muitas vezes o mobiliário urbano, os jardins e os passeios, e criando muitas vezes barreiras paisagísticas, impossibilitando os turistas de fazer os melhores registos fotográficos, porque à frente aprece uma figura indesejada, principalmente nos espaços turísticos de excelência.

Será quem em nome da democracia vale tudo!
2009-07-11