PORTAGENS NA A28!

Afinal porque é que as portagens na A28 sempre estão a ser colocadas?
A A28 é uma via fundamental para a indústria e para todos os habitantes do litoral norte. Numa altura em que se fala de Metro, TGV, Pontes sobre o Tejo, Aeroportos,… e o Norte do País? Chega de tolerância!
Recorde-se que o Governo definiu que só seriam colocadas portagens quando os concelhos tivessem um IPCC superior a 90% da média nacional, quando o PIB/capita fosse superior a 80% da média nacional e quando o tempo de demora no percurso fosse inferior a 1,3 vezes o verificado na A28. Presentemente, todos os dados concelhios nestes critérios desaconselham a colocação de portagens.
A EN13 tem hoje troços nitidamente urbanos, integrados em redes viárias locais.
No caso do concelho de Esposende, desde Apúlia, Fão, Esposende, Marinhas, Mar e Antas, a EN13 atravessa aglomerados urbanos, contínuos, adquirindo características municipais, pelo que seria inaceitável que as populações destas freguesias não se opusessem veementemente a esta decisão irreflectida do governo em canalizar todo o transito da A28 para esta via, com um perfil já muito comprometido.
Só um governo irresponsável e sem conhecimento desta realidade é que ousa tomar uma medida tão penalizadora para quotidiano dos habitantes do litoral norte, quer no aspecto económico, quer no aspecto social, quer mesmo no aspecto da segurança rodoviária e consequentemente num aumento assustador da sinistralidade.
Cabe a todos nós, protestar e demonstar o nosso desagrado. Calados e parados não resolvemos nada.