ESPOSENDE RECEBE PRÉMIO "CIDADE DE EXCELÊNCIA"

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, João Cepa, recebeu hoje, na fundação Serralves no Porto, o 1º lugar no prémio “Cidade de Excelência”, na categoria de projecto urbano de requalificação da zona ribeirinha – norte de Esposende.

Esposende mereceu distinção pelo jornal "Planeamento e Cidades", arrecadando este prémio que visa “dar a conhecer as melhores práticas para a promoção da qualidade de vida nas cidades”.

Certamente que é um orgulho para todos os esposendenses arrecadarem esta distinção e também terá um sentimento muito especial para João Cepa, não só pela distinção em si, que é mais uma afirmação do concelho no panorama nacional, mas principalmente porque a obra foi iniciada já no decurso da última campanha eleitoral e muitos foram os que acusaram João Cepa de se tratar de um acto meramente eleitoralista e de tentar enganar a população ao colocar a vedação em torno do rio para dar início às obras requalificação, dizendo mesmo que estas obras iriam parar logo após a realização do acto eleitoral.

Afinal o seu a seu dono. A obra está aí, é sobejamente conhecida e até já é uma referência nacional.
26-06-2009

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS E LEGISLATIVAS NO MESMO DIA - SIM

Todos os partidos preferem a data de 11 de Outubro para a realização das eleições autárquicas, mas o PSD é o único a defender que este acto eleitoral decorra em simultâneo com as legislativas. A simultaneidade das eleições autárquicas e legislativas significaria uma contenção de custos.
É óbvio que Sócrates gostaria das legislativas primeiro, pois tem receio da banhada nas autárquicas. Estranho é o posicionamento da esquerda, Bloco e CDU, e até o CDS-PP que têm tido discurso tão virado para a retórica do despesismo do governo (BPN, BPP, etc…) e quando o assunto diz directamente respeito às suas estruturas partidárias já não assumem o mesmo discurso e começam a arranjar argumentos pouco sustentáveis. Afinal onde está a coerência!
As pessoas sabem perfeitamente distinguir os actos eleitorais, e os partidos que acharem que os portugueses, 34 anos depois do 25 de Abril, ainda não são capazes de distinguir os boletins de voto não são dignos da confiança dos eleitores.
As despesas do Estado com a montagem de toda a máquina dum escrutínio, a analisar pela despesa de há três anos, ronda os 9 milhões de euros.
Reconheço que em alguns casos poderá gerar alguma confusão nos locais onde existem coligações partidárias para as autárquicas, podendo-se correr o risco de existirem sobreposições do debate nacional em relação ao local. Apesar disso, acho que cada vez mais as autárquicas são centradas na pessoa, no cabeça de lista e no seu programa eleitoral.
Depois, a avaliar pela abstenção nas últimas eleições europeias, as pessoas estão cansadas da política e obrigá-las a irem às urnas duas vezes seguidas é falta de senso. Atitude ainda mais condenável é passar um atestado de burrice às pessoas, argumentando que estas se confundem com as duas votações e ainda trocam os papéis.
Eleições no mesmo dia, SIM

F. C. MARINHAS - XXII TORNEIO INTERNACIONAL

Mais uma vez o Complexo Desportivo de Marinhas encheu as suas bancadas, com muitos entusiastas e muita alegria, neste que é um dos mais prestigiados torneios de futebol infantil, que se fazem no nosso país.
Na passagem do seu 42º aniversário, o FC Marinhas deu, uma vez mais, provas de grande poder organizativo e a direcção, liderada por Alberto Sá Ribeiro, está de parabéns por mais um evento desportivo de excelente nível.
No campo, o vencedor, tal como aconteceu na edição anterior, foi o S.L. Benfica, tendo derrotado o Sporting C.P. na final por 2-0.
Ainda recordo os primeiros passos deste torneio, quando só acreditavam neste projecto o Zé Tó (treinador), 0 Sr. Fernando (Passarinho), o Sr. Aurélio Neiva e poucos mais, que se desdobravam em telefonemas, contactos e simpatia para tentar convencer os clubes, principalmente os três grandes de Portugal a vir jogar a um campo pelado, onde o pó do saibro, que nos entrava pelas narinas nas tardes de nortada.
As dificuldades dos meios foram muitas vezes ultrapassadas com a dedicação, de Marinhenses que deram muito da sua vida pessoal a este clube, com empenho e altruísmo que ano após ano, foi tornando este torneio a referência que hoje é.
Acho que todos os Marinhenses se devem sentir orgulhosos pelo Clube e pelas pessoas que têm estado a frente das sucessivas direcções, que ao longo dos anos têm realizado este evento com muito carinho e determinação, e também a não menos merecida felicitação à Câmara Municipal por ter proporcionado este equipamento às pessoas desta Freguesia, bem como os apoios financeiros que tem vindo a conceder, permitindo dar continuidade a este torneio.
Força Marinhas vai em frente.

PSD VENCE EM TODAS AS FREGUESIAS

O Concelho de Esposende alaranjou!

Acompanhando a tendência nacional, o PSD foi novamente a força mais votada no concelho de Esposende. Estas eleições revelaram alguns resultados históricos para o Partido Social Democrata de Esposende, uma vez que o PSD sob a sua sigla nunca tinha ganho, numa só eleição, em todas as freguesias do concelho uma eleição de âmbito nacional.

Em termos globais, no concelho, o PSD atingiu os 44.02% contra os 19.81% do PS, ficando o CDS/PP como a terceira força mais votada com 13.01%. O maior destaque vai para a vitória do PSD na freguesia de Esposende, com 29.96% dos votos, contra 27.06% do Partido Socialista, conseguindo ainda em Marinhas, a maior freguesia do concelho, uma vitória clara com 40.08% dos votos, contra os 22.14% dos socialistas.

Em termos nacionais, verificou-se que Paulo Rangel tem fibra de político. O seu discurso de vitória foi a prova dos nove depois de uma campanha eleitoral inteligente e eficaz. Pena ir para Bruxelas. Por sua vez, José Sócrates agarra-se desesperadamente a qualquer ideia salvadora para justificar o naufrágio. Averbou uma derrota inequívoca. Passou de 12 para 7 eurodeputados, perdeu nos Açores (onde recentemente ganhara as Regionais) e ganha apenas em 2 distritos (sendo que em Lisboa foi apenas por 0,5%).
Socrates bem tentou passar a ideia que o mau resultado se deve ao desgaste do governo e que o mesmo acontece por toda a Europa. Azar, estava mal informado. A direita, (família política do PSD) de Sarkozy, Merkl e Berlusconi venceu, enquanto que os governos socialistas de Brown, Zapatero e Sócrates perderam. Uma derrota da política socialista que é despesista, premeia a partidarite em lugar do mérito e do trabalho, apoia e legitima a corrupção.
A Europa teve consciência e sabe que rumo quer tomar.

VOTAR PARA DICIDIR - EUROPEIAS 2009

Hoje é dia de reflexão!

Amanhã devemos todos VOTAR.
Pessoalmente, acho que Rangel foi uma agradável surpresa, pela capacidade e competência com que explicou e debateu os temas que mais preocupam os portugueses.
Eu vou votar PSD, não por tradição, clubite, ou rejeição dos outros candidatos.
Votarei PSD por acreditar que tem o melhor cabeça de lista, uma boa equipa de candidatos, as melhores ideias para representar Portugal no Parlamento Europeu.
Também porque fez uma campanha digna, que tentou esclarecedora,com completo respeito pelas outras candidaturas.
Ao votar estamos a dicidir!