PS - VIANA DO CASTELO EM ESTADO DE SÍTIO

Defensor Moura garante candidatura independente à Câmara de Viana do Castelo se o PS o rejeitar.

Moura está confiante numa esmagadora vitória como independente, garantindo que será candidato à Câmara de Viana do Castelo se o PS não aceitar a sua recandidatura ou não o colocar em primeiro lugar na lista do distrito para as Legislativas.
"Se o Partido Socialista não quiser nenhuma destas duas candidaturas, serei candidato independente à Câmara de Viana do Castelo", afirmou Defensor Moura aos jornalistas, no final da reunião quinzenal do Executivo.
Moura disse ainda que, no caso de ser o cabeça-de-lista do PS, pelo distrito, às Legislativas, "exige" que o candidato do partido à Câmara de Viana do Castelo seja José Maria Costa, actual vereador e líder da Concelhia socialista. Se for "obrigado" a avançar com a candidatura independente à Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura diz contar "absolutamente" com a inclusão na sua lista de José Maria Costa (actual vice-presidente), dos actuais presidentes de junta independentes, de "muitos" do PS e "alguns" do PSD.
"Ainda não sou assim tão velho para acabar a minha carreira política, muito menos para a acabar ao empurrão", referiu Defensor Moura. O autarca frisou que, neste momento, é o candidato do PS à Câmara de Viana do Castelo, por escolha unânime da Concelhia.
No entanto, a Federação Distrital do PS avocou o processo eleitoral no concelho de Viana do Castelo, o que pode resultar num veto à recandidatura de Defensor Moura. Defensor Moura é presidente da Câmara de Viana do Castelo desde 1994 mas, desta vez, a Federação Distrital do PS, presidida por Rui Solheiro, decidiu avocar o processo de escolha do candidato naquele município.
A estrutura socialista acusa Moura de, a propósito do referendo à integração de Viana do Castelo na Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima, ter mantido um "desrespeito continuado pelas instituições democráticas, pelos partidos políticos, particularmente o Partido Socialista, e ter feito um insulto calunioso aos diferentes dirigentes, autarcas e deputados".
"O processo que envolveu o referendo, bem como o clima de injúria, ataque pessoal e político aos camaradas do partido, violaram os mais elementares princípios éticos, morais e políticos que fazem parte do nosso património colectivo e que os alto-minhotos sempre se habituaram a ver no PS ao longo dos últimos anos", refere um documento divulgado pela Federação Distrital do PS de Viana do Castelo.
Os presidentes de cinco câmaras socialistas do Alto Minho (Monção, Valença, Vila Nova de Cerveira, Paredes de Coura e Ponte da Barca) também já avisaram o secretário-geral do PS que não concorrerão às autárquicas deste ano, caso o partido viabilize a recandidatura de Defensor Moura."Não podemos continuar ao lado de alguém que tem denegrido a imagem do partido e dos seus representantes", referem os cinco autarcas, numa carta enviada a José Sócrates.
Posteriormente, os subscritores adiantaram que esta recusa "é válida tanto para a recandidatura de Moura à Câmara de Viana do Castelo como para a sua eventual colocação na lista de deputados pelo distrito".
A recusa é ainda partilhada pelo presidente da Câmara de Melgaço, Rui Solheiro, que já disse que apenas não subscreveu aquela carta por ser também presidente da Federação Distrital e ter em mãos o processo autárquico de Viana do Castelo.
Manda quem pode, obedece quem deve!