RTP "VERÃO TOTAL" EM DIRECTO DE ESPOSENDE

Amanhã, dia 25 de Agosto, o programa da RTP «Verão Total» vai ser transmitido em directo de Esposende, a partir do Largo Rodrigues Sampaio.
Assim, entre as 10h00 e as 13h00 e das 15h30 às 18h00, vários convidados locais falarão da gastronomia, do artesanato, do turismo e da cultura do concelho de Esposende.
Além dos jogos, passatempos, conversas, momentos de música e de humor, o programa da RTP 1, que está a percorrer o país até o final de Agosto, vai dar a conhecer "Esposende, um Privilégio da Natureza".
2009-08-24

CANDIDATOS À CÂMARA MUNICIPAL DE ESPOSENDE

Autárquicas 2009 - Candidatos à Câmara Municipal

PSDJoão Cepa, Benjamim Pereira, Jaquelina Areias, Raquel Vale, Rui Pereira, Emílio Dias, Helena Abreu;
PS João Nunes, Pedro Saleiro, Luzia Miquelino, Alexandre Maciel, Maria Aurora, João Novo, Mariza Gonçalves;
CDS/PPHersilia Marques, Cândido Escrivães, Edgar Silva, Júlia Costa, Manuel Pinheiro, Carlos Lima, Etelvina Vasco;
CDU Pedro Meira, Cepa Carneiro, Adélia Novais, David Eiras, Júlio Cubelo, Anabela Ribeiro, Rui Nóvoa;
BE Sónia Mendes, Isabel Vale, Joel Vale; Maria Vasconcelos, Antero Santos, Maria Regado, Juan Guizazola;
PPM João Silva, Cláudia Pinto, Sónia Conceição;
Com a apresentação das candidaturas do BE e do PPM, alarga-se o espectro político do concelho, somando-se agora seis listas candidatas à Câmara Municipal.

Pela primeira vez, na história democrática do concelho de Esposende, concorrem seis partidos com listas próprias à Câmara Municipal, e mesmo que alguns dos candidatos não tenham qualquer ligação funcional ou habitacional, não faltarão histórias e argumentos para atrair as pessoas aos seus projectos políticos.
2009-08-23

AUTÁRQUICAS 2009 - ASSEMBLEIAS DE FREGUESIAS

As autárquicas 2009 já mexem e, este verão não teve o mesmo sabor a férias como os anteriores, tal foi a azafama que os líderes partidários tiveram em convidar pessoas para integrar o seu projecto político e fechar as listas de candidaturas às Assembleias de Freguesia.

Das 15 freguesias do concelho de Esposende o PSD apresenta 12 listas próprias e, apoia também a lista da LIC em Curvos e da LART em Rio Tinto.
A CDU e o PS apresentam candidaturas em 8 Freguesias, enquanto o CDS/PP apenas apresentou 3 candidaturas com lista própria.

Candidatos às Juntas de Freguesia do Concelho de Esposende

ANTAS: PSD – António Cruz (Lindinho), PS – Anabela Lajoso,
APÚLIA: PSD – Manuel Barros, PS – Manuel Melo, CDS/PP – Candido Escrivães
BELINHO: PSD – Manuel Fernando, PS – Maria Almeida, CDU – Porfírio Vale
CURVOS: LIC/PSD – Mário Fernandes, CDU – Tiago Azevedo
ESPOSENDE: PSD – José Magalhães, PS – José Felgueiras, CDU – Eduardo Costa
FÃO: PSD – José Artur, PS – Luís Peixoto, CDU – Ernestina Ribeiro, CDS/PP-MPT
Edgar Silva
FONTE BOA: PSD – António Catarino, CDU – Artur Catarino, CDS/PP-MPT – Jorge Campos
FORJÃES: PSD – José Brito, PS – José Neiva Cruz
GANDRA: PSD – António Neves
GEMESES: PSD José Augusto Sousa, CDS/PP – Paço Lopes
MAR: PSD – António Santos (Cadete), CDU – Anabela Laranjeira
MARINHAS: PSD – Aurélio Neiva, PS – Losa Esteves, CDU – Francisco Capitão, CDS/PP – Jorge Capitão
PALMEIRA DE FARO: PSD – Jorge Filipe, PS – Célia Castanheira, CDU – Laurentino Dias
RIO TINTO: LAR/PSD – Joaquim Rosmaninho
VILA CHÃ: MPT – António Carlos Boaventura

Até ao dia 11 de Outubro de 2009, cada candidato tentará fazer passar a sua mensagem e o seu projecto político. Até lá que haja espírito democrático.

ESPOSENDE CELEBROU DIA DA CIDADE E DO MUNICÍPIO

Esposende celebrou, ontem, 19 de Agosto, os 437 anos do Município e o 16.º aniversário da elevação a cidade, na tradicional sessão solene, que decorreu nos Paços do Concelho.

Atendendo à proximidade das Eleições Autárquicas, o Presidente da Câmara Municipal escusou-se a apontar metas e desafios futuros, mas abordou o passado, para afirmar que, não obstante as dificuldades enfrentadas, principalmente no plano financeiro, “fomos capazes de executar o programa que apresentámos aos esposendenses em 2005”, e, embora reconheça que ficaram por executar alguns investimentos, realça que foram concretizados outros projectos que não estavam previstos. “Foi um mandato autárquico que exigiu muito sacrifício, muita dedicação, muita entrega e muita determinação”, afirmou, agradecendo a todos quantos exercendo funções autárquicas, “souberam e quiseram colocar os interesses do concelho acima de qualquer interesse político-partidário”, contribuindo para um “concelho mais desenvolvido, com maior qualidade de vida e mais reconhecido”.

Em jeito de balanço, o Autarca recordou os projectos concretizados nos últimos quatro anos, apontando, a título de exemplo, a requalificação da Zona Ribeirinha de Esposende e da Frente Marítima de Apúlia, a Central de Camionagem, o Parque da Feira, a Casa da Juventude, o Centro Escolar de Esposende, o Centro de Educação Ambiental, o Centro Interpretativo do Castro de S. Lourenço, o Fórum Municipal Rodrigues Sampaio (a inaugurar no próximo mês de Setembro), o Saneamento Básico em Antas, Gandra, Marinhas e Palmeira, num investimento de 7 milhões de euros, o Centro de Saúde de Fão, a Variante de Marinhas e a requalificação do Monte da Senhora de Guia em Belinho e da Zona Central de Forjães. A estes somam-se “dezenas de outros investimentos realizados nas 15 freguesias do concelho em domínios tão variados como o desporto, a educação, a acção social, o desenvolvimento económico, o ambiente, a rede viária e a requalificação urbana”, referiu João Cepa, acrescentando que “o concelho tem capacidade para continuar a concretizar projectos ambiciosos e importantes para o seu desenvolvimento”. Expressou, por isso, o desejo de que a política seja usada de forma construtiva e não para destruir.
2009-08-20

PSD "FAÇAM POLÍTICA COM AS PESSOAS"

O Parlamento é, de longe, o órgão eleito mais desprestigiado do regime. São os próprios deputados, pelas suas renúncias, pelas suas faltas, pelo seu desprezo pela função, os primeiros a dar exemplos pela negativa, salvo raras excepções.

Muitos passam pela legislatura sem abrir a boca, sem uma intervenção escrita, sem um propósito declarado. São colocados neste ou naquele círculo eleitoral, como se de mercenários se tratasse, não porque tenham algo a ver com o mesmo, mas porque o líder e o partido assim o entendem. Só assim se compreendem algumas das escolhas de Manuela Ferreira Leite e outras que resultam de pressões de bastidores das Comissões Politicas Distritais.
.
No que toca à lista dos candidatos do distrito de Braga, além de existirem muitas razões que a própria razão desconhece, a sua constituição depois de imposto pela CPN o ex-eurodeputado, Deus Pinheiro, eventualmente já na pré-reforma, mais parece a lista de Shindler, tendo a sua apoteose total na escolha de 3 pessoas de Guimarães entre os eleitos!

Por outro lado, concelhos houve que foram nitidamente marginalizados, relegados para lugares manifestamente desprestigiantes, atendendo ao seus resultados eleitorais, com sucessivas vitórias e que muito têm contribuído para a alegria dos militantes e simpatizantes do PSD ao longo das últimas décadas. No caso de Guimarães, espero que seja desta que o PSD vença em toda a linha, legislativas e autárquicas, senão quem escolheu, escolheu mal!

Quem quer ganhar eleições não pode afrontar as suas “tropas” como aconteceu a Passos Coelho e Miguel Relvas, entre outros, em benefício de pessoas que em nada dignificam o partido, como Maria José Nogueira Pinto (a Zézinha esquecida pelo CDS-PP, agora revitalizada pelo PSD que vota António Costa para Lisboa, imaginem!) e para não falar dos que estão com o PSD quando dá jeito, como Pacheco Pereira.

De facto, quem quer ganhar eleições, precisa estar unido, ser coerente e motivador e não pode escolher candidatos que ofendem a dignidade dos militantes. Nem apregoar nos outdoors de campanha “façam política com as pessoas”, pois pode correr o risco de ver escrito por baixo “ MFL faz com os outdoors”.

Um líder forte nunca tem como objectivo derrubar os seus melhores quadros por conveniência interna, em benefício de pessoas cujo principal atributo parece ser a proximidade de quem manda. Um partido basista como o PSD não humilha as Distritais nem faz tábua rasa das suas escolhas como fez a direcção nacional do PSD neste conselho nacional. Por isso, se a Comissão Política Distrital de Braga tivesse a dignidade que a situação exige equacionaria a sua demissão!
.
Mas não posso deixar de dizer que as listas de candidatos de deputados escolhida por Manuela Ferreira Leite são bem piores do que se poderia imaginar, só têm a vantagem de mostrar ao país a pequenez, falta de formação democrática e espírito vingativo da líder do PSD. Em vez de renovação, tal como aconteceu nas europeias, a lista apresentada pela líder do PSD representa reciclagem de alguns resíduos dos piores momentos cavaquistas, gente que já foi mais servida do que serviu o país e gente que apenas tem em comum a obediência à chefe.
...
Sinceramente não era preciso fazer um grande esforço para perceber que se devia ter agido de outra maneira!
2009-08-07