PSD EM CONSTANTE MUDANÇA!

Com as eleições agendadas para o dia 31 de Maio, já se antevê renhida a disputa entre as três candidaturas a lider do PSD:

Pedro Santana Lopes tem um passado. Tem um passado difícil de apresentar aqui e ali, mas tem um passado. Tem um passado a disputar eleições. Tem um passado a ganhar eleições. Tem um passado partidário sem paralelo em Portugal. É um dos mais combativos políticos portugueses, talvez o mais combativo. Mas, aqui poderá ser olhar para o lado!
Por sua vez, Manuela Ferreira Leite, tem um discurso rectilíneo, preservando ideias fixas, pouco comunicativa e representa um PSD menos combativo.
Representa também o lado do PSD que a sociedade portuguesa, tem vindo a recusar, o lado dos habituais notáveis, dos barões, dos fazedores de opinião, dos que têm uma visão da política democrática que é no mínimo redutora. Representa ainda, a política de salão, onde um grupo elitista, mais ou menos homogéneo discute e distribui entre si o que houver na mesa sem dar cavaco a ninguém.
Esta visão da política até poderá ter feito sentido, posso admitir, num determinado período histórico, e só nesse período é que eu encaixaria uma candidatura como a de Manuela Ferreira Leite.
Mas esse ciclo já se fechou. O ciclo das figuras encerrou-se com o terceiro lugar de Mário Soares nas directas do Partido Socialista.
O Partido Social Democrata também vai, finalmente, encerrar o seu ciclo de figuras. A política hoje faz-se com outro tipo de pessoas, com outro tipo de atitudes perante a sociedade.
Para o bem ou para o mal, conforme a perspectiva, a verdade é que mudou.
E neste contexto, fora de qualquer pergaminho, gostaria imenso de poder ver em Pedro Passos Coelho uma nova forma de conduzir os destinos do PSD, onde à cerca de 12 anos anda entre barões e figuras de ocasião.
Pessoalmente, gostava imenso de ver Pedro Passos Coelho a desbravar caminho dentro da hierarquia de um partido tão cinzento, gasto, como é o baronato do PSD.
Na minha opinião, Pedro Passos Coelho, poderá ser uma agradável surpresa nas hostes do PSD, recordo-o quando líder da JSD, jovem com boa aparência, voz bem colocada, ajuda a entrar no eleitorado, sempre pugnou pela defesa das suas ideias, tornando-o num líder de convicções fortes e ao mesmo tempo solidário.
O Futuro será aquilo que todos os militantes do PSD quiserem, mas será certamente o momento de olhar para ele!
Pedro Santana Lopes (blogue pessoal)
Pedro Passos Coelho (blogue de apoio)