O LIDER

Sem ser um adepto fervoroso, fui também contra a corrente dos que consideravam o Luís Filipe Menezes um populista falacioso, que não deveria merecer o respeito de gente séria e daí as posições que vão desde o Mário Soares até ao Pacheco Pereira, passando pelas do Marcelo.

É evidente que, segundo dizem os analistas, muitos dos barões que o desprezaram, hoje, que já lhes cheira a poder, dizem que ele não será tão mau como isso. No entanto, ainda mereceu alguns sorrisos dos comentadores encartados da SIC Notícias, como sejam o Director do Expresso, Maria João Avilez ou Ricardo Costa.

A bem-pensância nacional não leva a sério que ele se proponha ir para as porta das fábricas que fecham ou prometa aumentar as pensões mais baixas dos reformados, porque isso são coisas que lhes passam ao lado.Acho que ele se atribui “a si próprio a missão de salvar este Estado Social, exterminando em Portugal a heresia do ‘capitalismo selvagem’ ” e que aquela sua célebre frase sobre os “sulistas, elitistas e liberais” é dirigida contra os “que aspiram a mais do que à mediocridade, ou preferem outro modelo social, assente na iniciativa e responsabilidade dos cidadãos”.

Marcelo Rebelo de Sousa tem o condão de tornar claras as coisas complicadas, e assim pelo oposto começamos a perceber porque é que anda tanta gente irritada com Luís Filipe Menezes. Não é porque vá pôr em prática aquilo que diz, mas basta só não seguir a cartilha dominante nesta área e atrasar a chegada maléfica daquele país em que é cada um por si, para que estes comentadores de direita considerem que Menezes não serve.

Parece-me que são mais 2 ou 3 anos de grande desgaste para este líder partidário e para este grande partido! O seu maior objectivo será impedir o PS de uma nova maioria absoluta. O que mais se espera de um líder do PSD é que ajude a construir um país melhor, uma organização politica melhor, visto que nesta matéria o nosso país está uma desgraça.

Luís Filipe Menezes, os meus votos de bom trabalho!